Nos últimos anos, temos acompanhado uma série de movimentos bacanas surgirem em nossa cidade. Eles são fruto da união de algumas pessoas que se juntaram para transformar a realidade local, mesmo que a passos pequenos.

Em uma cidade pequena como Santa Rita, esse tipo de iniciativa é super importante para atrair visitantes, movimentar a chamada economia colaborativa e também gerar entretenimento para os moradores, não é mesmo?

Pensando nisso, no post de hoje separamos alguns dos movimentos da nossa cidade mais legais que você deve ficar de olho. Confira!

Vale Music Festival

O Festival de Jazz e Blues já está na sua quinta edição e acontecerá no próximo dia 05 de agosto, na Praça Santa Rita, a partir das 10h e com entrada gratuita.

Serão 12 horas de atividades que incluem shows, gastronomia e cultura com o intuito de promover os produtores locais e fortalecer um ecossistema sustentável na cidade.

Este ano haverá ainda uma feirinha do café, o produto mais famoso da nossa região, com baristas, cupping e a possibilidade de tomar café direto do produtor. Comidas regionais e bebidas especialmente selecionadas também estarão à venda!

Você já experimentou o tradicional pão cheio santa-ritense? Esta será uma ótima chance, ainda mais em um clima tão agradável e ao som de bandas incríveis!

Hack Town

Apesar de ser apenas o terceiro ano do evento, o Hack Town atingiu grandes proporções e tem levado o nome de Santa Rita para o mundo. A programação está cada vez mais densa e variada, e promete conectar assuntos como tecnologia, negócios, design, inovação, marketing, entretenimento e cultura.

Em 2017, espera-se receber no feriado prolongado de 07 a 10 de setembro cerca de 2.500 pessoas, que poderão participar das palestras, workshops, mentorias, exposições, entre outras atividades.

O objetivo é gerar experiências enriquecedoras para os participantes, além da possibilidade de criar novas conexões e ideias. Os ingressos já estão à venda pelo site www.hacktown.com.br, onde você pode conferir outros detalhes do evento.

Cidade Criativa, Cidade Feliz

O projeto é um movimento colaborativo que visa desenvolver a economia criativa da cidade e promover a qualidade de vida dos moradores. Em vista desse propósito, diversos voluntários, instituições públicas e privadas se uniram para realizar ações durante todo o ano.

Uma boa dica para quem quiser acompanhar tais eventos é curtir a página oficial do Cidade Criativa, Cidade Feliz no Facebook para ficar por dentro da programação, ler as notícias sobre a cidade e participar dos encontros.

Horta-pro-nobis

A ideia desse movimento, que já tem um ano, é trocar aprendizado e experiências sobre as novas perspectivas da agricultura rural e urbana, a permacultura e o ativismo alimentar.

Os colaboradores já criaram a primeira horta urbana da cidade, com base no plantio auto-suficiente, para levar adiante a ideia da sustentabilidade alimentar e influenciar cada vez mais pessoas.

A Horta-pro-nobis tem ainda como objetivo fortalecer os agricultores locais e hortelões urbanos a trilharem um caminho produtivo longe dos agrotóxicos e mais próximos da Soberania Alimentar.

Já pensou em dedicar um pouco do seu tempo a esse tipo de ativismo? Siga a página deles no Facebook e acompanhe as ideias e encontros deste grupo.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre esses movimentos da nossa cidade? Aproveite também para ler nossas dicas de como aproveitar um dia livre na nossa região!

 


Foto: Vale Music Festival – VMF 2016