Apesar de ser um município pequeno, no interior de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí também conta com seus atrativos para receber turistas do país e do mundo inteiro.
Com uma história ligada ao café e a crescente economia criativa e tecnológica, confira a seguir alguns dos principais motivos para visitar a nossa cidade!

1. Conhecer o ambiente acadêmico e empresarial

Em 1959, a primeira escola técnica de eletrônica da América Latina começou suas atividades por aqui. Fundada por uma benfeitora e visionária local — dona Sinhá Moreira — a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa foi o ponto de partida para o desenvolvimento de novos horizontes para Santa Rita.

Atualmente, além da ETE FMC, existem ainda outras duas faculdades: o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações) e a FAI (Faculdade de Administração e Informática) que atuam na qualificação de profissionais nas áreas de engenharia, pedagogia, administração, contabilidade e sistemas de informação.

O caráter empreendedor estimulado pelas instituições de ensino ocasionou ainda o estabelecimento de diversas empresas dos mais diversos ramos da tecnologia como segurança, biomédica, telecomunicações, entre outros.

Por isso, a cidade conta com um forte ambiente acadêmico e industrial e vale a pena conhecer as histórias, os campus, os laboratórios, além das feiras de projetos de tecnologia promovidas pelas instituições.

2. Visitar o Santuário

A festa da padroeira Santa Rita de Cássia atrai muitos fiéis todos os anos no mês de maio com atrações musicais, barracas de alimentação e a tradicional procissão para a santa.

Não apenas nas datas comemorativas, o Santuário também recebe turistas durante todo o ano para participar de suas celebrações e visitar a capela, que recebeu em 1957 uma réplica italiana da imagem de Cássia em tamanho original.

3. Curtir o carnaval

Santa Rita já é conhecida no estado de Minas Gerais e no país como um dos melhores locais para curtir o carnaval. O famoso Bloco do Urso possui hoje um espaço de mais de 70 mil metros quadrados para oferecer quatro dias de festas e animação para o seu público, que já chegou a ultrapassar 22 mil pessoas.

Normalmente, há ainda os habituais blocos de rua e escolas de samba que movimentam uma das principais avenidas da cidade com seus desfiles e ornamentos. Dentre os mais populares, o Ride Palhaço e o Bloco dos Democráticos alegram a cidade desde a década de 1930.

4. Passar um fim de semana tranquilo e agradável

Nada mais sossegado do que aproveitar um fim de semana no interior mineiro para descansar e conhecer suas peculiaridades. Inclusive, existem muitos passeios por perto para serem explorados como visitar fazendas ou cachoeiras.

Outra alternativa é visitar algumas cidades próximas muito atrativas, a exemplo de Monte Verde e Campos do Jordão, que estão a pouco mais de 100 km de Santa Rita. Montanhas, ar puro,  passeios tranquilos, doces e comidas caseiras devem ser apreciados e não podem ficar de fora do roteiro!

5. Aproveitar a localização estratégica

Para quem está de passagem, Santa Rita pode ser uma boa opção de parada. Localizada entre três das principais capitais do país – São Paulo (220km), Belo Horizonte (430km) e Rio de Janeiro (400km) – e também entre outras importantes para a região como Campinas (200km) e São José dos Campos (170km), a cidade está na rota não só de quem viaja a lazer, como a negócios.

 

E aí, gostou dos motivos para conhecer a nossa cidade? Programe-se e faça a sua reserva no Real Palace Hotel para garantir uma estadia agradável.

 


Imagem: Luiza Villaroel